Educação Financeira proporciona mudança de vida a jovem casal de Alpestre/RS

Programa oferecido pelo Sicredi proporcionou mudança de atitude, melhor planejamento e resultados significativos

Um jovem casal, morador da linha Farinhas, interior de Alpestre/RS, participou do Programa Educação Financeira – oferecido pela Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG – em agosto de 2019. Mudanças significativas foram sentidas, depois das orientações recebidas, o que, segundo o casal, resultou reorganização financeira da propriedade e na mudança da vida financeira do casal.

Vanessa dos Santos da Maia Erthal e Jean Cesar Erthal, casados há seis anos, resolveram participar da capacitação para buscar mais conhecimento. “Nosso desejo era melhorar o que já fazíamos, mas não imaginávamos que as consequências seriam tão significativas para nossa família. Aprendemos que precisamos anotar tudo o que entra e o que sai, para podermos planejar melhor e conseguirmos obter lucro”, conta Vanessa.

Jean comenta que, antes do curso, os dois não tinham o hábito de anotar nada do que compravam e vendiam e, por isso, não sabiam se tinham ganhos. “No fim de cada ciclo, em algumas culturas sobrava dinheiro e em outras faltava. Simplesmente produzíamos, sem perceber o resultado. Nosso erro estava em comprar sem saber a quantidade exata que precisávamos. Sempre acabava sobrando produtos, como semente de pasto e adubo, o que gerava desperdício e ali estava nosso lucro que ia fora. Agora, com o planejamento, sabemos o precisamos e não adquirimos nada além do necessário”, explica Jean.

As atitudes do casal mudaram bastante nos últimos meses. “A vida pessoal também foi beneficiada com a nossa organização, porque agora podemos planejar com segurança a compra de produtos para nós ou para a residência. Depois do curso adquirimos móveis que queríamos para a casa, pois sabemos o que sobrará de cada produção e, assim, temos a segurança de ter dinheiro para pagá-los”, esclarece Vanessa.

O casal entende que, apesar de jovem, fez o curso no momento certo, pela evolução alcançada. “Depois do programa, nos sentimos mais unidos, estamos participando dos negócios de uma forma mais equilibrada. Definimos junto com o meu sogro e minha sogra, que trabalham conosco na propriedade, o que faremos e a forma que devemos seguir para alcançar o que almejamos”, ressalta Vanessa.

A propriedade

Com 20 hectares e outros 15 hectares arrendados, a família produz milho, fumo, uvas, leite e mais recentemente financiou no Sicredi uma pocilga, iniciando a produção de suínos, porque na capacitação tiveram a certeza que seria um ótimo investimento. Com a pocilga, os resultados foram sentidos também na bacia leiteira, pois usam os dejetos nas pastagens, que resulta em mais produção. Para o futuro, a família pretende investir em mais uma pocilga, para aumentar a lucratividade.

Parceria com o Sicredi

O casal possui uma grande parceria com a Cooperativa, e destaca a utilização do aplicativo do Sicredi, alegando a comodidade que o App oferece, já que consegue fazer muitas operações pelo celular, não precisando se deslocar até a agência para estas finalidades.

- Trabalhamos com o Sicredi, porque é uma Cooperativa, então também somos donos e tudo o que investimos retorna para nós. Além disso, as pessoas que atuam na agência são muito parceiras nossas. Sou grata a esta instituição que nos proporcionou o Educação Financeira, por tudo que já evoluímos e porque acredito que o conhecimento é tudo, já que ninguém tira é o que aprendemos –, finaliza Vanessa.

Veja também

Publicado ontem - 24/04/2024

Fomento ao empreendedorismo jovem marca encontro em Caibi/SC

Publicado ontem - 23/04/2024

Rodeio Bonito/RS: Espaço é revitalizado por meio do Fundo Desenvolvimento Regional

Publicado ontem - 24/04/2024

Sicredi é Top of Mind RS 2024