Empresa inova e aumenta vendas em 30% na pandemia

Proprietário, Almir Diel, de Pinhalzinho/SC modifica a forma de comercializar seus produtos e consegue mais clientes

A preocupação de empresários que tiveram seus negócios fechados totalmente ou parcialmente durante a pandemia, fez com que muitos buscassem ajuda para encontrar alternativas de manter o estabelecimento. Foi o caso de Almir Diel, empresário do ramo alimentício, de Pinhalzinho/SC. Através de decreto estadual, ele precisou deixar as portas fechadas por duas semanas, o que lhe gerou incertezas. Neste período, contratou uma consultoria e imediatamente colocou em prática as inovações, iniciando o processo de venda por delivery, que antes era apenas presencial.

- Como empreendedores, temos que pensar rápido e encontrar estratégias para fazer girar a engrenagem da empresa. Então, além da consultoria, fui atrás de recursos para nos apoiar neste momento complicado. Fizemos todo o planejamento para trabalhar on-line. Já tínhamos aplicativo, mas foi necessário atualizá-lo e adequá-lo, e também colocamos mais de 50 pessoas atuando na divulgação mobile no período que estivemos parados. Os pedidos pelo delivery começaram aumentar muito e precisamos dar conta da demanda e nos adequar. Antes, o cliente vinha comprar de nós, hoje temos que buscar o cliente. Foi desta forma que trabalhamos na pandemia e, com isso, aumentamos nossa venda em cerca de 30%. Isso foi possível, porque vimos a necessidade de nossos clientes e ampliamos a área de atuação – entregamos em um raio de 35 km –, atendendo agora seis cidades vizinhas e também o interior destes municípios – conta Diel.

A empresa voltou a atender também de forma presencial, respeitando todos os cuidados determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o decreto municipal, que delimita horário de fechamento. “Apesar disso, posso assegurar que a pandemia foi muito positiva para o nosso negócio. Nos últimos tempos, estávamos em uma crescente, mas acomodados, pois víamos a empresa dando certo. Então, observamos na crise novas oportunidades. Acredito que precisamos estar sempre nos atualizando e pensando em alternativas para evoluir. Como a nossa empresa deu um salto positivo, aconselho os demais empresários, independente da atuação, também a irem em busca de soluções. O empreendedor não pode ficar no comodismo, precisa inovar, buscar alternativas, pois desta forma vai ver seu negócio crescer”, orienta.

O Sicredi

O Sicredi também apoiou a mudança da empresa. Entre as novidades, o empresário fez parceria com a Cooperativa, que liberou um link para pagamento, que é uma forma segura e prática ao cliente. Com isso, o produto chega lacrado e ele não precisa ter contato com cédula de dinheiro ou cartão. A empresa ainda conta com máquinas de cartões aos consumidores que necessitam.

Segundo o colaborador, Rudivan Celso Jahnke, o crédito buscado pelo proprietário na agência também foi um incentivo para esta reinvenção e busca de novos mercados no momento de pandemia. “A evolução foi nítida, pelo crescimento do faturamento e também por não precisar demitir funcionários, inclusive inovando no cardápio. É louvável o que o empresário fez no período de dificuldade e serve de exemplo e motivação a muitos outros”, afirma Jahnke.

A boa parceria com a Cooperativa é destacada por Diel. “O Sicredi é nosso parceiro há anos, nos dá todo o suporte que precisamos e, tenho certeza, que vamos trabalhar por muito tempo ainda com esta instituição, que na minha avaliação é muito boa”, finaliza Diel.

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