Reorganização financeira motiva a abertura de nova empresa

Associada do Sicredi de Taquaruçu do Sul/RS contabilizou mudanças significativas na sua vida pessoal e profissional, depois de participar do programa Educação Financeira

Proprietária de uma farmácia, tendo graduação na área, Anne Zanatta Tonello, de Taquaruçu do Sul/RS, participou em outubro de 2019 do Programa Educação Financeira, da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, e contabiliza avanços significativos na sua vida de maneira geral. Mudança para nova residência, abertura de empresa e melhorias na atual farmácia, foram algumas das vantagens destacadas pela associada, depois do curso.

Entre os benefícios que a capacitação proporcionou, Anne está dando mais ênfase na parte administrativa da farmácia. “Avaliamos onde estávamos errando e onde podíamos melhorar e, com isso, estou tendo mais cuidado nas compras dos produtos e no atendimento mais próximo com os clientes. Também mudamos a forma de pagamento da empresa. Vendíamos muito com crediário e recebíamos a cada 30, 60, 90 dias e, às vezes, tínhamos que ir atrás para receber uma conta. Então, tomamos uma atitude inovadora, começamos a conversar com os clientes explicando nossas necessidades e sugerindo o uso do cartão de crédito, para facilitar a vida deles e a nossa também. Com isso, podemos fazer preço de à vista, tendo um giro maior de dinheiro e a rentabilidade aumentou”, conta a empresária.

Com maior rendimento e os aprendizados nos módulos do programa, Anne visualizou a possibilidade de abrir nova empresa. Instalou, junto com uma sócia, outra farmácia em Frederico Westphalen/RS, usando os mesmos critérios de pagamento estabelecidos aos clientes da farmácia do município onde ela reside. “Com o formato administrativo que adotamos nas duas empresas, acredito que conseguiremos alcançar o crescimento que almejamos em um curto espaço de tempo”, explica a associada.

O crescimento profissional e a organização refletiram em mais tranquilidade. “Estou conseguindo me organizar e pagar os boletos das compras em dia. Antes, ficava na angústia, pois nem sempre era possível fazer os pagamentos de forma antecipada. Eu sabia que tinha dinheiro a receber dos clientes, porém não tinha certeza de quando eles me pagariam, o que me gerava ansiedade. Agora vou no Sicredi, adianto o crédito quando preciso, e meus problemas diminuíram 50%, só em mudar a forma de recebimento das vendas”, conta.

As vantagens também foram sentidas na vida pessoal. “Mudamos de residência, estamos em um espaço mais amplo. Também fiz adequações com relação às compras em casa, pois tenho três filhas pequenas e preciso avaliar as reais necessidades minhas, delas e do meu marido. Antes, eu comprava parcelado, e quando alterei minha forma de receber as contas dos meus clientes, também comecei a comprar somente à vista, sempre valorizando o comércio local”, frisa.

Anne assegura que o Educação Financeira foi muito positivo, sendo um ‘divisor de águas’ na sua vida. “Depois da capacitação, consegui criar um norte, me ajudou identificar onde quero ir e formas de alcançar o crescimento. O curso foi motivador e esta motivação me faz quer melhorar a cada dia”, afirma Anne.

Sicredi como parceiro do associado

A empresária mantém parcerias com a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG. Ela e o marido, que tem outra empresa, possuem contas correntes de pessoas físicas e jurídicas. Além disso, o casal possui uma granja e sempre que há necessidade de financiamento agrícola, recorre ao Sicredi, que considera parceiro confiável de longa data. Ainda, as três filhas também são associadas e quando possível os pais depositam algumas economias para aumentar o valor da poupança.

– Gostamos da forma de atuação da Cooperativa, as pessoas que atendem na agência são extremamente cuidadosas com os associados, sabem nos mostrar os melhores caminhos e isso é fundamental. O Sicredi é o parceiro que eu gosto de ter e quero ter por muitos anos, pois é em quem posso confiar – finaliza a associada.

Veja também

Publicado ontem - 18/04/2024

Mais de R$ 32,1 milhões retornam aos associados da Sicredi Conexão

Publicado terça-feira - 16/04/2024

Com apoio do Sicredi, Coopersul Frutas é lançada oficialmente

Publicado ontem - 19/04/2024

Sicredi valoriza projetos que atendem mais de 1,1 mil pessoas em Palmitinho/RS